(16) 3612-1374

As diferenças entre manutenção preventiva e corretiva

As diferenças entre manutenção preventiva e corretiva

 

Quer descobrir, de uma vez por todas, quais as diferenças entre manutenção preventiva e corretiva de sistemas e equipamentos de alarme de incêndio? Neste conteúdo preparado pela Stinger Fire nós te explicamos todos os detalhes sobre esses dois tipos.

Primeiro passo importante a se entender é que um sistema de detecção e alarme de incêndio também precisa da realização das manutenções preventivas e quando necessário, as corretivas e, obviamente, essas manutenções são diferentes, mesmo algumas pessoas acreditando que se trata da mesma coisa. 

É claro que podem parecer semelhantes, mas na prática as diferenças entre manutenção preventiva e corretiva são grandes, pois ambas possuem as suas indicações, peculiaridades e funções.

 

FALE COM A GENTE

Manutenção preventiva

Começando a explicação sobre as diferenças entre manutenção preventiva e corretiva, vamos falar da preventiva que consiste em evitar ou detectar possíveis problemas inesperados, ou seja, trata-se de estratégia que visa prevenção e consequentemente a economia. 

Essa manutenção precisa ser feita por empresa especializada no assunto, que possua profissionais competentes e devidamente treinados que sigam, à risca, todas as normas de segurança. Isso porque a manutenção preventiva deve ser realizada por meio de ensaios periódicos que visam identificar o funcionamento, diagnósticos, regulagem e limpeza dos dispositivos instalados em campo. 

É importante ressaltar ainda que de acordo com a NBR 17240/2010, a manutenção preventiva dos detectores deve ser feita a cada 3 meses com ensaio funcional de 25% dos detectores instalados. 

Enquanto isso, as manutenções dos demais itens do sistema devem ser realizadas a cada 3 meses, mas a empresa responsável pelo sistema de alarme de incêndio irá avisar o cliente sempre que houver necessidade.

Manutenção corretiva

Já a manutenção corretiva trata-se do serviço realizado a fim de sanar falhas que surgem no sistema de alarme de incêndio. Para evitar que haja esse tipo de manutenção, a manutenção preventiva precisa estar em dia, pois quando chega nesse estágio, há a necessidade de reparação total dos equipamentos e até mesmo do sistema como um todo, o que pode gerar prejuízos que podem ser evitados.

Sempre é importante lembrar que esse serviço precisa ser feito por uma empresa que entende do assunto e que possua corpo de funcionários competente e que preze pela segurança e qualidade.

Por que realizar manutenção preventiva?

Agora que você já entendeu as diferenças entre manutenção preventiva e corretiva, é hora de compreender o motivo pelo qual se deve realizar a manutenção preventiva do seu sistema de alarme de incêndio.

Listamos alguns tópicos importantes a serem considerados:

  • Garantia que o sistema de detecção e alarme de incêndio esteja em pleno funcionamento;
  • Identificar possíveis restrições e falhas para correção;
  • Mais segurança e tranquilidade de que o sistema está operando corretamente; 
  • Evita gastos extras com manutenções corretivas;
  • Redução de falhas ou alarme em falso dos dispositivos;
  • Otimização de tempo de serviço;
  • Aumento da vida útil das peças;

Por que realizar a manutenção corretiva?

Se durante a manutenção preventiva alguma falha grave for identificada, a manutenção para correção deve entrar em ação. 

Ai, neste caso, não há escape, é necessário realizar para garantir ainda mais a segurança de todos e o perfeito funcionamento de todas as peças que compõem o sistema. 

As vantagens de realizar este tipo de manutenção são que serão corrigidas as possíveis falhas para que o sistema de alarme de incêndio opere corretamente e não deixe ninguém na mão em caso de emergência, além de deixar sua empresa, indústria ou comércio em geral dentro das legalidades, com todos os equipamentos exigidos por lei funcionando corretamente.

Quer saber mais sobre as diferenças entre manutenção preventiva e corretiva?

Se você deseja ter mais informações sobre as diferenças entre manutenção preventiva e corretiva e quer falar com um especialista da Stinger Fire, preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado. 

Nossos especialistas estão prontos para tirar todas as suas dúvidas e lhe oferecer o melhor orçamento possível de acordo com suas necessidades.

Esperamos você!