Para que os edifícios que recebem um grande volume de pessoas por dia possam ser seguros para todos os que circulam, é importante que esteja em atividade um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.
É este sistema que fará as primeiras ações de combate ao incêndio até que a Brigada de Incêndio acione o Corpo de Bombeiros. Dentre os equipamentos que integram este sistema está a Central de Alarme de incêndio.
Neste conteúdo preparado pela Stinger Fire, empresa especializada em tudo o que se refere a incêndios, você vai conhecer mais sobre a Central de Alarme de incêndio e entender qual é a melhor opção em diversos cenários.
A Central de Alarme de incêndio é talvez o equipamento mais importante em um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio. Podemos dizer que a Central de Alarme de incêndio é o “cérebro”. Por quê?
Porque é a Central de Alarme de incêndio que recebe as informações dos demais equipamentos de um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, como os detectores de fumaça, e, a partir daí, há o acionamento de todos os demais protocolos, como as sirenes, para a evacuação do local e demais providências de combate ao incêndio.
A Central de Alarme de incêndio promove a agilidade nas ações que devem ser tomadas para a segurança de todos os presentes naquele ambiente em que foi detectado o início de um incêndio.
A Central de Alarme de incêndio é um equipamento inteligente que, integrado aos demais aparelhos de um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, “avisa” sobre uma situação real de foco de chamas. Sem uma Central de Alarme de incêndio, a detecção de um foco de fogo pode ser dificultada, permitindo que a perda material, financeira e até mesmo de vida seja muito maior.
Neste conteúdo preparado pela Stinger Fire, você já leu que a Central de Alarme de incêndio “conversa” com os demais equipamentos. Como isso acontece?
Os detectores são os primeiros equipamentos dentro da arquitetura de um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio que vai sinalizar à Central de Alarme de incêndio que algo está errado, seja por conta da presença de fumaça, de calor ou de chamas.
Assim que a Central de Alarme de incêndio recebe dos detectores a informação de que há fumaça, calor ou chamas em um determinado ponto, é a vez dos sinalizadores serem acionados.
São os sinalizadores que que vão alertar, por meio de sons e luzes, que há uma situação real de início de incêndio, permitindo que as medidas de evacuação e de combate sejam tomadas.
Neste caso, a Central de Alarme de incêndio vai comunicar a “permissão” do acionamento de exaustores, ventiladores, portas corta-fogo e outros instrumentos do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.
Na realidade existem dois tipos de Central de Alarme de incêndio: o Convencional e o Endereçável.
Ambos os tipos de Central de Alarme de incêndio são encontrados com as melhores marcas e assistência técnica na Stinger Fire, empresa referência em Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.
A Central de Alarme de incêndio Convencional é utilizada em espaços menores. Possui menos precisão, porque usa menos detectores de fumaça, calor e chamas. Tem um custo mais baixo.
A Central de Alarme de incêndio Endereçável é mais robusta para ambientes maiores. Ou seja: mais precisa, porque conta com um número maior de detectores de fumaça, calor e chamas.
Esta Central de Alarme de incêndio é mais inteligente, porque é capaz de apontar o local exato da ocorrência e também de se "autoanalisar" com relação a partes do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio que esteja precisando de manutenção, por exemplo, por causa de sujeiras.
Para saber qual é a melhor opção de Central de Alarme de incêndio para seu edifício, entre em contato com a Stinger Fire. A Stinger Fire é referência em tudo aquilo que se refere a um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, como a Central de Alarme de incêndio Convencional ou Endereçável, e pode produzir um projeto para suas necessidades.
Como estamos dizendo ao longo deste conteúdo preparado pela Stinger Fire, todo edifício que tem intensa circulação deve contar com um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio em que esteja ativa a Central de Alarme de incêndio, sendo Convencional ou Endereçável.
Para deixar ainda mais claro os locais que são obrigados a terem uma Central de Alarme de incêndio, preparamos a lista a seguir, de acordo com a NBR 17240/2010, que prevê a instalação de edificações com mais de 750 metros quadrados.
Qualidade, responsabilidade e compromisso com seus clientes. Este é o tripé em que a Stinger Fire tem se sustentado ao longo de sua atuação na comercializa os melhores e mais confiáveis equipamentos contra incêndio, como a Central de Alarme de incêndio.
Trabalhando com marcas renomadas no mercado, como a BSKY, a Stinger Fire também promove treinamentos e assistência técnica em Central de Alarme de incêndio.
Para saber mais sobre a Stinger Fire, clique aqui ou peça seu orçamento para a Central de Alarme de incêndio.