(16) 3612-1374

Conheça a NR23 e outras normas de segurança contra incêndio

Se preocupar com a segurança de um ambiente, seja ele residencial, industrial ou empresarial é de extrema importância. Por isso é necessário contar com empresa especializada no fornecimento de centrais de alarmes de incêndio e equipamentos de qualidade e máxima segurança.

Mas, para além disso, é importante estar atento e compreender todas as normas de segurança que são exigidas dentro dos ambientes, principalmente dos empresariais, como a NR23. Você sabe o que essa norma significa? 

Fique com a gente neste conteúdo que vamos apresentar a NR23 e outras normas de segurança contra incêndio, pois cada uma delas são muito importantes e devem ser seguidas para garantir a segurança em diferentes ambientes, inclusive naqueles em que existe maior movimentação de pessoas.

 

FAÇA SEU ORÇAMENTO

Conhecendo a NR 23

A proteção contra incêndios é uma das normas regulamentadoras que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no art. 200 da CLT. O responsável pela emissão da lei é o Ministério do Trabalho, que trata de recomendar as boas práticas às empresas públicas e privadas de todo o país.

A NR23 se refere às regras complementares de segurança e saúde no trabalho. O artigo no inciso IV fala da proteção contra incêndio em geral e quais as medidas de prevenção que devem ser praticadas nesses casos.

Ele indica ainda regras sobre os revestimentos de paredes e portas, a construção de paredes que resistam ao fogo, de diques e enaltece a importância da fácil circulação, saídas amplas e protegidas, bem sinalizadas.

Por isso, os ambientes de trabalho e com muito fluxo de pessoas precisam contar com:

  • Proteção contra incêndio;
  • Equipamentos em quantidade suficiente para combater o fogo logo no começo;
  • Saídas suficientes para retirada do pessoal em serviço;
  • Pessoas preparadas para lidar com os equipamentos.

Aplicando a NR 23

A NR 23 deve ser usada em conjunto com outras leis, publicadas pelos Estados e Municípios. Também deve ser seguida junto com outras normas regulamentadoras divulgadas pela ABNT.

Essas normas precisam ser submetidas aos instrumentos jurídicos superiores. Isso quer dizer que a hierarquia é a seguinte: as regras dos municípios e estados estão abaixo das NBRs, que se submetem às NRs, que se sujeitam à CLT.

Quais são as normas que devem ser seguidas juntamente com a NR 23?

Entre as normas principais a serem observadas em conjunto com a NR23, aplicáveis a todo o território brasileiro, estão abaixo as principais:

A NBR 9077

Quando se fala na NRB9077, trata-se das saídas de emergência. Essa norma tem por finalidade falar dos procedimentos para dimensionar, posicionar e usar as saídas de emergência, como seus tamanhos, disponibilidades, quantidades, desbloqueios e etc.

A NBR 11742

Essa norma discute sobre as portas corta-fogo. Esses equipamentos contra incêndio são obrigatórios para determinadas construções. A norma define a quantidade conforme o espaço e as atividades que se desenvolvem nele.

A NBR 13714

Trata de outros equipamentos importantes contra incêndio, os hidrantes e mangotinhos. A norma estipula critérios para instalar os hidrantes dentro e fora da edificação, bem como os mangotinhos, aqueles instrumentos que diminuem o fogo por meio do uso de água.

A NBR 10987

Essa norma tem a ver com os chuveiros automáticos, também conhecidos como sprinklers. A NBR10987 explica como devem ser os projetos e as instalações dos chuveiros, que ficam fixados no teto e funcionam como irrigadores em caso de sinistro.

Normas 12683, 15808 e 15809

Você sabia que existem vários tipos de extintores e que a depender do tipo de incêndio, o mesmo deve ser apagado com um tipo diferente? Pois é, essas NBRs tratam, justamente, dos extintores, de sua obrigatoriedade, quantidade, tipo, forma de instalação, do uso e manutenção desses equipamentos.

Conte com uma empresa que se preocupa com você

O seu ambiente, seja ele qual for, precisa estar protegido contra incêndios. Para isso, você precisa contar com uma empresa que siga, à risca, todas as normas de segurança contra incêndio, incluindo a NR23.

A Stinger Fire  é uma empresa de soluções de detecção e alarme de incêndio e tem sempre a preocupação constante em oferecer o que há de mais moderno e avançado em tecnologia de sistemas de detecção e alarme contra incêndio, além de comercializar os melhores e mais confiáveis equipamentos contra incêndio da Inglaterra e Ásia.

Além do mais, a Stinger é uma empresa de soluções de detecção e alarme de incêndio que possui parceria com marcas de respeito e reconhecimento internacional, uma delas é a BSKY que atua no mercado brasileiro a mais de 12 anos e já se consagrou entre os instaladores como sendo de fácil instalação, manutenção e com um pós-venda muito eficiente.

Quer saber mais detalhes sobre o trabalho e atuação da Stinger Fire ou tirar mais dúvidas sobre a NR23 e outras normas de segurança contra incêndio? Preencha o formulário abaixo e fale com nosso time de especialistas.