(16) 3612-1374

Dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras

Quer saber algumas dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras? Neste blogspot preparado pela Stinger Fire, separamos algumas opções de equipamentos que são imprescindíveis para estar no planejamento de uma obra e evitar acidentes envolvendo o fogo, por exemplo. 

Afinal, locais de obra são sempre desafiadores, não importa se uma pessoa está trabalhando ou visitando o canteiro de obras, sempre haverá maquinários e equipamentos, e a própria situação de obra é considerada perigosa e pode aumentar a chance de incêndio.

Por conta disso, é primordial não apenas saber como agir corretamente em caso de acidentes, como também ter sempre em mãos equipamentos para evitar e combater o fogo, além de alguns que já ajudam a prevenir. Se liga nesse conteúdo que apresenta algumas dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras.

Quais equipamentos ajudam a evitar incêndio em obras? Dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras

Quais equipamentos ajudam a evitar incêndio em obras?

Quem busca saber dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras, também precisa entender que o  Corpo de Bombeiros exige que obras e edificações contem com um projeto ou sistema de combate a incêndios, contemplando série de equipamentos básicos, como extintores, iluminação de emergência e sprinklers, como forma de evitar e conter acidentes.

De grande importância para a segurança de todos, esse tipo de projeto ajuda a salvar não apenas o patrimônio, mas também as vidas de quem trabalha ou reside nos locais. 

Abaixo, a Stinger Fire separou algumas dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras, confira.

Mangueiras de Incêndio

Este tipo de equipamento é uma das dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras e que ajuda muito no combate ao fogo, sendo responsável por levar água aos focos de incêndio de forma segura. 

No entanto, as mangueiras precisam estar acondicionadas de forma correta, em abrigos específicos para este fim e no tamanho adequado. 

Existem três tipos de mangueiras disponíveis no mercado, cada uma com sua finalidade. Veja mais:

  • Tipo I: indicadas para serem usadas em edifícios residenciais;
  • Tipo II: recomendadas para as indústrias e prédios comerciais; e
  • Tipo III: utilizadas pelo Corpo de Bombeiros e ligadas aos seus caminhões de incêndio.

Extintores de Incêndio

O equipamento mais comum e famoso de combate ao fogo, o extintor de incêndio é fundamental em locais de obra ou em edificações já prontas. 

Importante dizer que, assim como as mangueiras, os extintores precisam estar nesta lista com dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras, pois desempenham papel essencial no combate ao princípio e foco do incêndio, sendo de grande eficácia.

Detector de incêndio 

Estes tipos de equipamentos colocados em locais estratégicos são indispensáveis em qualquer edificação, já que identificam os primeiros sinais de fumaça e calor, disparando o alarme sonoro.

Também bastante importante nesta lista de dicas de equipamentos para evitar incêndio em obras, o detector pode ajudar a salvar vidas, já que as pessoas são alertadas quase que imediatamente sobre o incêndio e orientadas a deixar o local.

Importante dizer que um alarme de incêndio é o ponto final de um sistema que serve de comunicação visual e sonora que as pessoas envolvidas em um ambiente possam ter noção e iniciar evacuação em casos de princípios do fogo. 

Por isso, o sistema funciona como aviso para a central de controle ou também para a brigada de incêndio. Assim, é iniciado o combate, além de haver a comunicação com o Corpo de Bombeiros.

O funcionamento de cada sistema é bem variado, mas normalmente é composto por três partes principais: 

  • Detectores ou acionadores manuais;
  • Central de controles;
  • Alarmes e os alertadores sonoros e visuais.

Fale com a Stinger Fire