(16) 3612-1374

O que é sistema de detecção e alarme de incêndio?

O que é sistema de detecção e alarme de incêndio?

Quer saber o que é sistema de detecção e alarme de incêndio? Neste conteúdo nós vamos tirar todas as suas dúvidas, apresentando tudo o que você precisa saber sobre este tipo de sistema e qual a razão dele ser tão importante.

Este sistema de detecção e alarme de incêndio nada mais é do que a instalação de equipamentos necessários na sua residência, empresa, fábrica ou indústria que irá detectar os princípios e focos de incêndio, sendo capaz de auxiliar e impedir que um estrago maior venha a acontecer. 

 

Qual a importância?

É de extrema importância, principalmente quando se fala em empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, pois com um sistema de detecção e alarme de incêndio ativo se permite uma rápida ação com objetivo de controlar o fogo, evitando maiores danos. 

No entanto, é preciso contar com uma empresa especializada na instalação deste sistema para que o mesmo seja preparado, de acordo com as normas vigentes. Quem realiza este trabalho muito bem é a Stinger Fire, com profissionais altamente qualificados e equipamentos de marcas reconhecidas no Brasil, como a BSKY, que atua no mercado brasileiro há mais de 12 anos e já se consagrou entre os instaladores, como sendo de fácil instalação, manutenção e com um pós-venda muito eficiente.

 

PEÇA SEU ORÇAMENTO AGORA MESMO!

Onde é necessário instalar este sistema?

Se a sua procura é por saber o que é sistema de detecção e alarme de incêndio, certamente a pesquisa se estende para entender em quais tipos de segmentos é importante ter estes equipamentos instalados. 

A Stinger Fire atua em diversas áreas e se responsabiliza pela instalação em condomínios, comércio, shoppings, usinas, prédios comerciais e residenciais, galpões e indústrias. Você pode clicar aqui e conferir nossa página de soluções em que detalhamos com mais especificidade como nosso trabalho é desenvolvido em cada uma destas áreas.

Sistema Convencional e Sistema Endereçável 

Para saber qual o tipo exato deve ser instalado, algumas informações são importantes: as características do edifício, prazos de execução e capacidade de investimento.

A principal diferença entre o sistema convencional e o endereçável é que este último permite que seja identificado cada um dos periféricos conectados à central. Desta maneira é possível saber, onde está ocorrendo o sinistro ou avaria, pois a central indica o nome do ambiente, conforme a configuração do dispositivo.

 

Saiba mais: Quais os tipos de detectores de incêndio?

 

Abaixo apresentamos uma abrangência maior sobre os dois tipos de sistemas:

Sistema Convencional 

É um sistema mais básico e bastante utilizado em áreas pequenas ou que não possuem muitas compartimentações. É possível identificar na central, apenas a área protegida (laço) e não qual dispositivo foi acionado.

Sistema Endereçável

É um sistema mais avançado, comumente usado em locais muito grandes ou que possuam muitas compartimentações, pois ele permite identificar exatamente qual o dispositivo foi acionado, proporcionando uma tomada de decisão mais rápida e precisa da brigada de incêndio.

 

Leia também: Quais os sistemas de alarme e detecção de incêndio

Quais são as características da infraestrutura deste sistema?

Além de procurar saber o que é sistema de detecção e alarme de incêndio, é importante ficar por dentro das características da infraestrutura deste sistema, pois os eletrodutos, caixas de passagem, fios, cabos e tudo mais que o compõe deve ser exclusivo, ou seja, cada sistema tem o seu. 

É ainda uma obrigação que todo o material utilizado seja antichamas e, quando se fala do acabamento do sistema, é preferível a utilização de cabos blindados, que evitam interferências com campos magnéticos de outros tipos de instalações. 

Além do mais, a infraestrutura deve ser identificada com a cor vermelha e os fios e cabos precisam obedecer algumas características específicas. São elas:

  • Devem ser de cobre ou flexíveis, e ter resistência à temperatura de no mínimo 70 °C;
  • Fios e cabos singelos devem ter bitola mínima de 0,75 mm2 e tensão de isolação mínima de 600 Vca;
  • Cabos multipares devem ter bitola mínima de 0,50 mm2 e tensão de isolação mínima de 300 Vca;
  • Emendas de fios ou cabos são terminantemente proibidas.

É preciso fazer manutenção preventiva do sistema de detecção e alarme de incêndio?

A resposta é simples: sim. 

Não adianta investir fortemente em um bom sistema de detecção e alarme de incêndio e não realizar as manutenções necessárias. A periodicidade desta manutenção preventiva será estabelecida pela empresa especializada na instalação. A manutenção é de extrema importância para a vida útil dos equipamentos e o seu correto funcionamento. 

Não perca mais tempo: se você já entendeu o que é sistema de detecção e alarme de incêndio e sua importância, fale agora mesmo com o time de especialistas da Stinger Fire e solicite seu orçamento, preenchendo o formulário abaixo.  

Você também pode entrar em contato conosco, através do botão do WhatsApp ao lado. 

Central de alarme de incêndio? Fale com a Stinger!

Quer saber mais detalhes sobre como funciona a central de alarme de incêndio? Contate nosso time!