Se você tem um potente sistema de alarme de incêndio na sua residência, condomínio, empresa ou indústria, certamente está seguindo todos os protocolos de segurança contra esse tipo de acidente, mas mesmo assim é importante conhecer quais são os quatro estágios do fogo. Por isso, a Stinger preparou este conteúdo para explicar sobre a propagação de um incêndio.
Vamos lá?
Todos sabemos que o fogo é consequência de uma reação química, mas mesmo assim é importante entender quais são os três elementos necessários para que aconteça o fogo: combustível, comburente e calor.
O combustível pode ser classificado como todo material capaz de queimar e alimentar uma combustão, podendo então ser líquido, sólido ou gasoso. O comburente fica exemplificado como o elemento que, combinado com os vapores inflamáveis dos combustíveis, se torna capaz de ativar e dar vida à combustão. Por fim, o calor é a fonte de energia, ou seja, o elemento que inicia o fogo e permite a sua propagação.
A propagação de um incêndio pode ser dividida em quatro estágios e cada um apresenta características próprias.
Por isso realizamos este conteúdo, para que você entenda como agir em cada fase e que consiga tomar decisões em tempo hábil, protegendo vidas e seus patrimônios.
Além disso, é importante saber quando podemos intervir e apagar o fogo ou quando é necessário a ajuda de profissionais. Pois existem casos em que a situação só será controlada com o acionamento do Corpo de Bombeiros.
Essa é a fase inicial, a maneira como o fogo começa e, nessa etapa, o fogo está produzindo o vapor de água, o monóxido de carbono e outros tipos de gases. A temperatura do ambiente ainda não está tão elevada, mas sua evolução se dá à medida que o fogo aumenta.
Neste caso, existe a possibilidade de procurar a causa do incêndio e tentar apagá-lo, utilizando o extintor e equipamentos corretos para isso. É por essa razão que existe a necessidade de entender que cada tipo de foco de incêndio necessita de uma extinção específica.
Caso não tenha sido extinto, após a ignição o fogo começa a se propagar. Essa é a segunda fase da propagação de um incêndio. É nessa fase que as chamas começam a se espalhar pelo ambiente, consumindo todos os materiais, alguns até ajudam a propagar de forma mais rápida, como a gasolina, papel, álcool, entre outros.
Você precisa, caso esteja nessa situação, entender qual a velocidade de propagação, pois nesta fase ainda é possível tentar conter o fogo. No mais, se existir dúvidas, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.
É neste estágio que acontece a reação em cadeia, ou seja, o calor que foi liberado pelo fogo é capaz de fazer com que objetos próximos entrem em combustão.
Neste momento os gases ocupam todo o ambiente, se espalhando de cima para baixo, fazendo com que o ar frio fique próximo do chão e a fumaça se acumule perto do teto. É um estágio mais perigoso que os dois anteriores que explicamos e, por isso, o Corpo de Bombeiros precisa ser acionado. Não existe mais, nesse estágio, a probabilidade de se conter o fogo por conta própria e, por isso, a recomendação é esvaziar o local e chamar o CB.
A queima lenta é o último estágio da propagação de um incêndio. Importante entender que enquanto houver comburentes, as chamas continuam ardendo, e caso não exista ar suficiente para sustentá-las, elas vão perdendo força até a extinção total.
Embora seja a fase final de um incêndio, o ambiente está tomado pela fumaça e pelos gases, gerando calor intenso.
Isso não representa segurança total, pois por conta deste calor elevado, alguns materiais da combustão estarão aquecidos e podem explodir se entrarem em reação com o oxigênio. Este fenômeno é chamado de backdraft, que é causado pela ventilação incorreta do ambiente em queima lenta.
Por isso, o Corpo de Bombeiros deverá estar no local, conversando e auxiliando no que for preciso até que o ambiente esteja totalmente seguro para manter pessoas por perto.
A Stinger Fire é especializada em alarmes e sistemas de combate a incêndios, por isso, se sua empresa ou residência precisa de algo moderno com qualidade e segurança, entre em contato imediatamente com nosso time de funcionários.
Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp abaixo para falar com nossos especialistas. Esperamos por você!