(16) 3612-1374

Quais os sistemas de alarme e detecção de incêndio?

Quais os sistemas de alarme e detecção de incêndio

Você sabe quais são os sistemas de alarme e detecção de incêndio? E os equipamentos básicos que são necessários para que possa acontecer uma segurança de forma eficaz? Neste blogpost, vamos apresentar que nos ambientes em que esses sistemas forem instalados é preciso que sejam utilizados equipamentos de alarme e detecção de incêndio de qualidade.

Alguns dos principais componentes dos sistemas de alarme e detecção de incêndio são:

  • Central de Alarme;
  • Detectores de Incêndio;
  • Acionadores Manuais Contra Incêndio;
  • Sinalizadores;
  • Módulos de Entrada e de Saída.

 

No entanto, entre todos os equipamentos podemos listar a central de alarmes como principal, pois coleta todas as informações da situação dos detectores e é responsável por ativar os sinalizadores no caso de qualquer situação considerada emergencial.

Além disso, a central faz a análise de todo o sistema e verifica se existem falhas na instalação, como um cabeamento que esteja rompido, probabilidade de curto-circuito ou qualquer outra anormalidade, mantendo todo o ambiente protegido.

Na Stinger Fire Detection você encontra centrais de alarmes endereçáveis com máxima potência e qualidade para uma segurança precisa e eficaz. Além disso, você pode encontrar diversos outros sistemas de alarme e detecção de incêndio, sempre com garantia de segurança.

Saiba mais sobre as centrais endereçáveis

Aprofundando mais nos sistemas de alarme e detecção de incêndio, vamos explicar mais a fundo o que é a central endereçável. Com ela é possível que haja uma identificação individual de cada elemento, sendo possível detectar algum foco, indicar o local exato de onde está partindo o alarme, por exemplo.

Os dispositivos que são espalhados pela área protegida conseguem se comunicar com a central e utilizam de um protocolo de comunicação dedicado e preciso, o que reduz a margem de alarmes falsos, podendo trazer informações imediatas do estado de cada dispositivo.

É importante deixar claro também que não existem apenas os modelos endereçáveis, mas também os convencionais que funcionam num formato mais simples e são normalmente recomendadas para ambientes mais limitados ou que possuam menos compartimentos.

Detectores de incêndio

Outro elemento que precisa ser esclarecido quando se fala sobre os sistemas de alarme e detecção de incêndio são os detectores, responsáveis por analisar as condições do ambiente e capazes de identificar a presença de um foco de incêndio.

Esses equipamentos possuem ainda um sistema preciso de medida e, por isso, precisam ser instalados de acordo com o projeto que deve ser elaborado por uma empresa que entende do assunto.

Na Stinger Fire você também encontra detectores de incêndio convencionais e endereçáveis e para que seja realizada a conexão do detector se utilizam dois tipos de laços:

Classe A: Essa classe é num circuito fechado que sai da central e passa pelos dispositivos e, posteriormente, retorna para a central. Essa comunicação acontece através de um anel que mesmo se for rompido continuará a monitorar por outra parte do círculo, mesmo que haja problema da instalação.

Classe B: Já neste modelo de laço, há um círculo aberto que sai da central e termina no último dispositivo. São os modelos mais comuns em sistemas de alarme e detecção de incêndio convencionais, com instalação mais simples e que não permitem o funcionamento caso haja o rompimento do círculo.

Acionadores e Sinalizadores de Incêndio

Nesse tópico sobre quais são os sistemas de alarme e detecção de incêndio, vamos falar de dois componentes, os acionadores e os sinalizadores. Mas, para que não haja confusão vamos, primeiro, explicar sobre os acionadores.

Existem os acionadores manuais convencionais e os acionadores manuais endereçáveis. Eles são chaves instaladas na área que está sendo protegida pelo sistema e são conectados aos laços endereçado ou convencional e permite que qualquer pessoa possa indicar manualmente uma situação considerada emergencial, informando o sistema mesmo que o foco de incêndio não tenha sido detectado pelo sistema de detectores automático.

Já os sinalizadores são instalados para que a partir da ativação da central de alarmes, as pessoas possam saber qual a situação do ambiente, havendo assim a possibilidade de comandar uma evacuação no caso de incêndio.

Esses equipamentos podem ser sinalizadores visuais ou sonoros e pode ser também que haja a utilização nesses dois modos. A utilização do volume de som ou de visualização é determinada pelas normas constantes na legislação, analisando-se também, claro, quais são as necessidades do projeto dos sistemas de alarme e detecção de incêndio.

Podem ser utilizadas sirenes no caso de a sinalização ser sonora e sons diferentes podem ser programados para cada situação.

Módulos de entrada e saída

Por último, seguindo a lista de sistemas de alarme e detecção de incêndio que preparamos, vamos falar sobre os módulos de entrada e saída que servem para que haja o monitoramento dos dispositivos, como as chaves de fluxo do sistema de água ou para agir sobre equipamentos em caso de incêndio, como por exemplo os aparelhos de ar condicionado que precisam ser desligados ou no acionamento do sistema de exaustão que elimina fumaça de algum ambiente.

Quando se utiliza esses módulos, a central de alarmes expande sua funcionalidade e se torna uma central de alarme de emergência de qualquer natureza.

Onde encontrar sistemas de alarme e detecção de incêndio?

Se você quer saber onde encontrar sistemas de alarme e detecção de incêndio, procure a Stinger Fire.  Atuamos fortemente no mercado de distribuição e comercialização de equipamentos de detecção e alarme de incêndio, sempre com a constante preocupação em oferecer o que há de mais moderno e avançado em tecnologia de sistemas de detecção e alarme contra incêndio.

Além do mais, trabalhamos com marcas de respeito e reconhecimento internacional, como a BSKY que atua no Brasil há mais de 12 anos. Preencha o formulário abaixo ou fale com um de nossos especialistas pelo botão do WhatsApp ao lado.

Fale com quem entende