A escolha pelo Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável ou Convencional não é feita por critérios outros a não ser aqueles que estão descritos na NBR 17240/2010, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.
Para explicar com mais detalhes sobre o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável e o Convencional, a equipe da Stinger Fire foi acionada e preparou este conteúdo exclusivo com as principais informações.
Toda edificação que tem grande circulação de pessoas precisa contar com um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.
Como o próprio nome diz, o sistema vai detectar a presença de fumaça, calor ou chamas em determinada área da construção e avisará os demais equipamentos do sistema. Estes, por sua vez, emitirão um sinal sonoro ou luminoso para que aconteça a evacuação e comunicação com a Brigada de Incêndio e o Corpo de Bombeiros.
Portanto, e de acordo com os profissionais da Stinger Fire, um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio:
Tudo o que está envolvido no planejamento, instalação, uso e manutenção de um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, sendo ele do tipo Endereçável ou Convencional, faz parte da NBR 17240/2010, documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que prevê os requisitos para “Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio”.
Esta NBR 17240/2010 apresenta todas as edificações que são obrigadas a terem um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio para que o Corpo de Bombeiros possa liberar o aval de funcionamento do local. Em outras palavras, todas as edificações com mais de 750 metros quadrados precisam ter instalado o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.
Todos os prédios comerciais e industriais, condomínios residenciais, oficinas, hotéis, lojas, armazéns, postos de combustível, salas de informática, máquinas e equipamentos, indústrias, academias e casas noturnas com mais de 750 metros quadrados precisam ter um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.
Mas o que define se o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio será Endereçável? Este sistema é considerado mais robusto e inteligente, porque os detectores de fumaça, calor ou chamas estão divididos em zonas.Estas zonas referem-se ao espaço total do edifício separados para facilitar a operação.
Esta divisão permite que o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável consiga identificar rapidamente qual é a zona exata, onde os detectores estão sinalizando alguma situação.
O Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável tem este nome, porque cada zona é nomeada com um número, chamado tecnicamente de endereço.
Porque o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável está dividido em zonas independentes, a central consegue se comunicar com cada uma delas de forma separada e com mais agilidade e precisão, acionando as medidas iniciais de combate ao fogo como, por exemplo, a ativação dos sprinklers.
Por ser um sistema mais inteligente, deve contar com empresa especializada na assistência técnica e no treinamento do pessoal responsável. A Stinger Fire é a empresa certa, porque conta com os melhores profissionais.
O Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável é dividido em duas classes:
Os dispositivos que estão nas zonas possuem fiação de retorno à Central. Desta forma, caso um dos dispositivos seja prejudicado em uma situação de incêndio, a comunicação dele com a Central não é afetada.
É o oposto da Classe A. Ou seja: neste caso, não há esta fiação de retorno. Portanto, caso o dispositivo sofra alguma avaria, ele perde a comunicação com a central.
O Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Convencional não possui a divisão do ambiente em zonas. Ou seja: neste sistema não há a precisão do local de início da propagação das chamas, da fumaça ou da diferença na temperatura.
Muito utilizado em condomínios residenciais, o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Convencional, que tem na Stinger Fire todos os produtos, assistência técnica e treinamento, não deve ser usado em grandes áreas para evitar a dificuldade em localizar o ponto exato do início da situação.
Todos os equipamentos para o correto funcionamento do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável ou Convencional você encontra na Stinger Fire.
Além de seguir todas as normatizações da ABNT, a Stinger Fire possui profissionais especializados em treinamentos e na assistência técnica. Entre em contato ou peça seu orçamento para o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio Endereçável ou Convencional.