(16) 3612-1374

Você sabe o que fazer quando o alarme de incêndio dispara?

Se por acaso um foco de incêndio começar e o alarme disparar, você sabe como agir? Neste conteúdo, vamos falar sobre o que fazer quando o alarme de incêndio dispara. Então, fique com a gente até o final para tirar todas as suas dúvidas sobre como agir em momentos como este. 

Afinal, é importante considerar que um foco de incêndio pode começar por inúmeras causas e, por conta disso, ter um eficiente sistema de alarme de incêndio é necessário. 

Juntamente com um sistema de alta qualidade, é interessante saber o que fazer quando um alarme de incêndio dispara, pois ter a consciência de como agir é importante para evitar maiores riscos.

 

FAÇA SEU ORÇAMENTO

Como funciona um sistema de detecção e alarme de incêndio?

Além de saber o que fazer quando o alarme de incêndio dispara, é importante ter em mente como funciona um sistema de detecção e alarme de incêndio. Saiba que um alarme de incêndio é o ponto final de um sistema que serve de comunicação visual e sonora que as pessoas envolvidas em um ambiente possam ter noção e iniciar evacuação em casos de princípios do fogo. 

Por isso, o sistema funciona como aviso para a central de controle ou também para a brigada de incêndio. Assim, é iniciado o combate, além de haver a comunicação com o Corpo de Bombeiros.

O funcionamento de cada sistema é bem variado, mas normalmente é composto por três partes principais: 

  • Detectores ou acionadores manuais;
  • Central de controles;
  • Alarmes e os alertadores sonoros e visuais.

 

Quando acionado o sistema, os detectores serão sensibilizados por produtos resultantes de uma combustão. A partir daí, a central de controle será avisada e, na sequência, através de alarmes sonoros ou visuais as pessoas serão avisadas.

Aposte na eficiência do sistema

Quando você busca entender o que fazer quando o alarme de incêndio dispara, tenha em mente que, antes de mais nada, é preciso apostar na qualidade do produto a ser adquirido para qualquer tipo de ambiente.

Detalhe importante a ser considerado é que o funcionamento do sistema de detecção e alarme de incêndio pode variar de acordo com o ambiente em que o mesmo for instalado e, por isto, há a necessidade de contratar os serviços de uma empresa especializada no oferecimento destes produtos, como a Stinger Fire. 

Mas, uma coisa é certa, o tipo e local onde esses sistemas serão instalados devem ser norteados pelas normativas NBR 17240 e IT 19 e para que haja eficiência no funcionamento e na instalação, além do profissional especializado, alguns componentes são imprescindíveis:

  • Detectores de fumaça. Estes equipamentos são acionados por gases e fumaça;
  • Detectores térmicos. Estes dispositivos são acionados pelo aumento na temperatura;
  • Detectores ópticos. Dispositivos acionados pela radiação;
  • Central de alarme. É o local que vai receber o aviso dos detectores listados anteriormente, localizando o incêndio, registrando e transmitindo o sinal para o alarme;
  • Sinalizadores visuais e sonoros. São estes equipamentos os responsáveis por darem os sinais para os ocupantes do ambiente, seja empresa, condomínio, shopping e etc;
  • Acionadores manuais, Neste equipamento, uma pessoa, ao se deparar com um princípio de incêndio, pode acioná-lo manualmente.

Afinal, o que fazer quando o alarme de incêndio dispara?

Após conferir várias informações sobre o sistema, é hora de entender, na prática, o que fazer quando o alarme de incêndio dispara. Veja as recomendações abaixo. 

Lembrando sempre que uma empresa especializada e competente irá instalar o sistema e orientar toda a equipe do local em como agir nestes casos emergenciais. 

 

  • Aja rapidamente, procure manter a calma, mesmo que você acredite que se trate de um falso alarme. Procure identificar a saída mais próxima, dirigindo-se a ela. Se isto acontecer em um ambiente residencial, tente desligar, se possível, os aparelhos elétricos da tomada;
  • Ao sair do local onde o princípio de incêndio estiver, certifique que você está realmente em direção à saída. Para isso verifique a sinalização do local.
  • Se estiver em prédios comerciais, condomínios, shoppings ou qualquer outro ambiente com elevador, jamais o utilize. Em casos de incêndio, sempre vá pelas escadas;
  • Saia do prédio e junte-se aos demais em uma área designada. Caso não haja um local determinado, apenas afaste-se do local do incêndio o máximo que puder.
  • Se a Central ainda não tiver feito isto, ligue para o corpo de bombeiros. Passe o endereço do local e informe as autoridades do ocorrido.
  • Só retorne a edificação depois que os bombeiros fizerem a inspeção completa no prédio, liberando o retorno das atividades. Não volte ao ambiente sem a liberação, pois novos focos podem acontecer.

Foque na segurança e conte com a Stinger Fire

São várias as medidas que podem ser adotadas e a prevenção com a escolha de um sistema eficiente é o ponto chave para saber o que fazer quando o alarme de incêndio dispara

Para saber mais sobre este assunto e ter com você uma equipe de profissionais qualificada e preparada como os da Stinger Fire que é uma empresa de soluções de detecção e alarme de incêndio. Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e fale com a gente agora mesmo.